Opiniões sobre a política de Novo Brasil e região."Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão". (Art. 19 da Declaração Universal dos Direitos Humano, promulgada em 10 de dezembro de 1948)
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Iris Rezende já fecha o cerco e deve ser candidato a governador em 2014
O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) está mais reflexivo e atento aos movimentos da política. Como estava recebendo muita gente em seu apartamento — que havia virado uma espécie de escritório político informal, tornando a residência pouco confortável —, decidiu despachar num escritório de um parente, até que seu próprio escritório, uma megaestrutura, fique pronto.
Depois da cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, Iris ficou, num primeiro momento, recolhido para se recuperar. Com sua disciplina quase alemã — dado, quem sabe, seu protestantismo —, fez fisioterapia com intensidade e já está andando normalmente. Até já corre na esteira. Sua capacidade de recuperação — para um homem que completa 80 anos em dezembro — é impressionante.
Na semana passada, depois do período de hibernação, no qual aproveitou para pensar e verificar os possíveis caminhos eleitorais para 2014, Iris saiu da toca e participou de um encontro com estudantes liderados pela União Nacional dos Estudantes. Fez um discurso que empolgou os jovens. Quem ouviu ficou impressionado. Um ex-deputado garante: “Iris, sem se lançar diretamente, acabou por se lançar candidato a governador de Goiás”.
Por que Iris decidiu reaparecer? Porque não aprova a forma como Júnior do Friboi, o empresário que está funcionando como trem-pagador, está tentando conquistar os peemedebistas, sobretudo os mais jovens, para que apoiem sua candidatura a governador de Goiás. Ao contrário de Iris, que fala em ideias e projetos para modernizar Goiás, Friboi sempre fala em dinheiro e, quando não consegue explicitar o que pensa, toca seu berrante retardatário. Como diz um irista, depois de tocar berrante e aparecer ao lado de uma mula — saiu até fotografia na revista “Época” —, se Friboi aparecer “mascando fumo” e “conversando acocorado”, ninguém vai ficar surpreso. Os iristas sugerem que, apesar de novo em idade — 53 anos —, Friboi não é novo em termos de ideias. “É o velho com cara de novo”, destaca um irista.
No encontro da UNE, Iris não disse, com todas as letras, que será candidato a governador de Goiás. Entretanto, no seu estilo enviesado, praticamente selou dois destinos políticos: o seu e o de Friboi. Os bons entendedores da psicologia de Iris afirmam que, mais uma vez, ele vai disputar o governo do Estado. Porque agora, na avaliação deles, o governador de Goiás, Marconi Perillo, estaria mais desgastado e a população quer um político experimentado para “resgatar” o Estado. Outro fato é que, enquanto Friboi patina entre 2% e 4%, Iris, numa pesquisa não divulgada mas muito comentada na semana passada, aparecia com 52%. Detalhe 1: seus números melhoraram em relação aos números anteriores. Detalhe 2: ele está ganhando até no Entorno de Brasília, que era considerado reduto marconista.
Na semana passada, um irista de quatro costados disse a um repórter do Jornal Opção: “Friboi é uma ‘piada’ que Marconi e Ronaldo Caiado, para citar dois políticos experimentados, triturariam em segundos”. Outro irista acrescenta: “O PMDB não é um partido de aventureiros”.
Moral da história: Júnior do Friboi está na chapada... com um berrante como “companheiro” e, quem sabe, a mula que apareceu ao lado, na fotografia da revista “Época”.
Fonte: www.jornalopção.com.br
Coluna: bastidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário