sábado, 10 de novembro de 2012

POLÍTICA - Giro pelo Brasil

Grupo de senadores deve lançar candidato contra Renan

Um grupo de senadores independentes decidiu lançar uma candidatura para enfrentar o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), na disputa pela presidência da Casa. A estratégia desse grupo é ter um nome suprapartidário para fazer o enfrentamento contra o candidato que tem o apoio do Palácio do Planalto.
O senador Jarbas Vasconcelos está sendo estimulado a sair candidato, principalmente por ser do PMDB. Outros nomes, como o do senador Pedro Taques, do PDT, estão cotados. Mas a preferência é pela candidatura de Jarbas, por ser integrante do maior partido da Casa. Na próxima semana, haverá um jantar com 13 senadores desse grupo para avaliar a candidatura.

Vitória de Haddad deve influenciar decisão de Campos em 2014

A cúpula do PSB já fez uma constatação pragmática: a eleição de Fernando Haddad em São Paulo é um sinal de que o PT jamais vai apoiar uma candidatura presidencial do governador Eduardo Campos, em 2018. Por esta avaliação dos socialistas, o ex-presidente Lula já começa a preparar novos quadros petistas para uma eventual sucessão de Dilma Rousseff, depois de oito anos de mandato. Esse novo cenário deve ser decisivo para o lançamento de Campos, ainda em 2014. “O PT nunca vai apoiar a candidatura do Eduardo Campos. Por isso, se o PSB quiser ter um projeto próprio, não pode esperar até 2018”, alertou um dirigente socialista.

O PT eternizado no poder não faz bem à democracia’, diz Aécio

Com o resultado das eleições municipais, o comando tucano decidiu fazer uma reavaliação de rumos. A ordem é renovar os quadros partidários. Isso já deve acontecer em abril do próximo ano, quando será escolhida a próxima Executiva Nacional tucana. “Vamos por no comando do partido uma nova geração”, avisa o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Essa estratégia foi definida numa visita feita ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, no início da semana. O senador mineiro também deu o novo tom do discurso que será adotado pelo ninho tucano. “O PT eternizado no poder não faz bem à democracia”, ressaltou Aécio.

Parlamentares petistas reclamam de ‘abandono’ nas eleições

Com o resultado das eleições, os parlamentares do PT passaram a fazer, de forma reservada, uma avaliação crítica do resultado da campanha. Todos reconhecem como acertada a conquista da prefeitura de São Paulo, considerada a “joia da coroa”. Mas, em detrimento disso, disse um senador petista, vários candidatos com potencial no restante do país foram sacrificados.
Há reclamação de abandono não só da direção nacional do PT, mas também da presidente Dilma Rousseff e até mesmo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este sentimento é comungado por vários parlamentares petistas que se sentiram abandonados nas eleições: ou pela falta de estrutura, ou pela falta de empenho do próprio Lula na articulação dos palanques locais. Situação bem diferente do que ocorreu na campanha de Fernando Haddad.

Para irmão, Genoino tem credenciais para assumir mandato de deputado

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoino, disse que o ex-presidente do PT tem credenciais para assumir mandato na Câmara. Genoino foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal na ação do mensalão.
Num momento em que o partido saiu fortalecido com a vitória em São Paulo, as lideranças petistas passaram a defender o direito de José Genoino assumir o mandato de deputado federal. Ele é suplente do deputado Carlinhos Almeida, que vai deixar o mandato depois que foi eleito prefeito de São José dos Campos.

Fonte: por Gerson Camarotti
http://g1.globo.com/platb/blog-do-camarotti/

Um comentário:

  1. Ja pensou Eduardo Campos(PSB), conseguir lançar uma chapa com Aécio Neves(PSDB) de vice? Ou vice versa! Adeus Lula, Dilma e cia.

    ResponderExcluir