Composto por DIRIGENTES SINDICAIS, intelectuais de esquerda e católicos ligados à Teologia da Libertação, no dia 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion em São Paulo. O partido é fruto da aproximação dos MOVIMENTOS SINDICAIS, a exemplo da Conferência das Classes Trabalhadoras (CONCLAT) que veio a ser o embrião da Central Única dos Trabalhadores (CUT), grupo ao qual pertenceu o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com antigos setores da esquerda brasileira.
O PT foi fundado com um viés socialista democrático. Com o golpe de 1964, a espinha dorsal do sindicalismo brasileiro, que era o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), reunia LIDERANÇAS SINDICAIS tuteladas pelo Ministério do Trabalho- um ministério geralmente ocupado por lideranças do Partido Trabalhista Brasileiro varguista - foi dissolvida, enquanto os sindicatos oficiais sofriam intervenção governamental. A ressurgência de um movimento trabalhista organizado, expressa nas greves do ABC paulista da década de 1970, colocava a possibilidade de uma reorganização do MOVIMENTO TRABALHISTA de forma livre da tutela do Estado, projeto este expresso na criação da CONCLAT, que viria a ser o embrião da CUT, fundada três anos após o surgimento do PT. Originalmente, este novo movimento trabalhista buscava fazer política exclusivamente na ESFERA SINDICAL. No entanto, a sobrevivência de um sindicalismo tutelado - expressa na reconstrução, na mesma época do antigo CGT, agora com o nome de Confederação Geral dos Trabalhadores, congregando lideranças sindicais mais conservadoras, como as de Joaquinzão e de Luís Antônio de Medeiros - mais a influência ainda exercida sobre o movimento sindical por lideranças de partidos de Esquerda tradicionais, como o Partido Comunista Brasileiro, forçaram o movimento sindical do ABC, estimulado por lideranças anti-stalinistas da Esquerda, como a de diversos grupamentos trotskistas, a adquirir identidade própria pela constituição em partido político - uma estratégia similar à realizada pelo movimento sindical Solidarność na Polônia comunista de então.
LULA - PRINCIPAL ESTRELA
Em 1980, no curso de uma greve no ABC paulista, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo sofreu intervenção aprovada por Murilo Macedo, então ministro do Trabalho do general João Batista Figueiredo, e Lula foi detido por trinta e um dias nas instalações do DOPS paulista. Em 1981, foi condenado pela Justiça Militar a três anos e meio de detenção por incitação à desordem coletiva, tendo porém recorrido e sido absolvido no ano seguinte.
CRISE DE IDENTIDADE
Quando ainda fazia parte da esquerda o Partido dos Trabalhadores cumpriu bem seu papel, representavam os interesses dos trabalhadores, organizaram grandiosas paralisações, principalmente no ABC paulista, defendias com unhas e dentes os trabalhadores. Foi assim que surgir a principal estrela do partido, o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Hoje no poder, os interesses mudaram, o partido parece ter esquecido suas origens, o PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES), Que manda prender trabalhador, Pode??. Que já foi tão perseguido ao defender seus ideais, combatido pelo terrorismo militar, hoje combate de forma contundente PMs grevistas no estado da Bahia!!!
A greve é um dispositivo democrático assegurado pelo artigo 9º da Constituição federal Brasileira de 1988.
Concluindo! O PT nasceu no sindicato e hoje combate grevistas, e os tratam como bandidos. O que dizer? A ditadura esta de volta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário