É esperada para esta semana a declaração do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) de que disputará as eleições de outubro. Uma fonte peemedebista afirma que até quinta-feira o cacique da sigla deve declarar oficialmente que está à disposição do partido para concorrer ao governo.
Iris convocaria uma coletiva e anunciaria que agradece a lembrança de seu nome nas pesquisas recentemente divulgadas, em que aparece atrás de Marconi Perillo (PSDB), e colocará seu nome no debate.
A declaração não significaria de imediato que o pré-candidato Júnior Friboi (PMDB) estará fora da disputa, mas que o PT deve conter seus movimentos. Mais do que afastar Friboi, a estratégia política visaria congelar o PT.
Existe um entendimento no PT de que o pré-candidato Antônio Gomide, prefeito de Anápolis, seja lançado oficialmente no dia 29, próximo sábado. Por sua vez, o petista tem até o dia 5 para se desincompatibilizar [deixar a Prefeitura] e ser o candidato.
A posição de Iris seria um recado de que vai disputar as eleições e que o PT deverá apoiá-lo. Assim, Gomide, que não se apresenta bem nas pesquisas, seguirá apenas como força política em outubro possivelmente indicando o irmão, o deputado federal Rubens Otoni, ao Senado.
As ações programadas do PT antecipariam, assim, o afunilamento natural do PMDB em torno de Iris Rezende. A fonte peemedebista, todavia, diz que internamente Iris não garante que será o candidato.
Dois motivos podem corroborar a dúvida do líder peemedebista: a falta de condições físicas para enfrentar um pleito tão visceral e de pouco mais de dois meses e a dúvida cruel de se lançar novamente em um embate com Marconi Perillo, que já está acostumado a derrotá-lo e que, mesmo sem fazer campanha, lidera as pesquisas.
FONTE: Welliton Carlos
Do Mais Goiás
Muito bom! Nosso Íris ou Friboi, o que conseguir arrancar esse Câncer que governa o estado, será bem vindo.
ResponderExcluir