segunda-feira, 5 de maio de 2014

Friboi pode enfrentar CPI da dívida bilionária

A semana política começa nesta terça-feira com possíveis desdobramentos para a candidatura de Júnior Friboi (PMDB). O pré-candidato conseguiu uma importante vitória na última semana, quando o ex-prefeito Iris Rezende, que se anunciou pré-candidato, retirou seu nome na disputa após ser informado de que perderia durante prévias e convenção partidária.

A executiva da legenda deixou claro ao cacique que o PMDB não estava mais hegemônico e existiria forte tendência dele perder quando os delegados decidissem com seus votos secretos.

Acuado e obrigado a aceitar as prévias, que deveriam ocorrer nesta semana, Iris preferiu abrir mão. E saiu magoado com todo o processo.

Mas a semana começa com uma derrota para Júnior Friboi. Os parlamentares na Assembleia devem decidir hoje e no máximo amanhã se instauram ou não uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a enorme dívida fiscal da empresa ligada à família do peemedebista, a JBS.

Na última semana, a imprensa calculou uma dívida que pode chegar a R$ 2 bilhões das empresas de Friboi com o Estado de Goiás. E cabe agora ao pré-candidato do PMDB explicar este paradoxo: como deseja ser governador se a empresa de sua família é a maior devedora do Estado?

No caso da CPI, existe ainda apenas um rumor de que Túlio Isac (PSDB) vai propor a CPI primeiro dentro do segmento tucano e depois junto a alguns deputados que não enxergam como republicanas as ações de Friboi.

CPI não costuma vingar em ano eleitoral quando envolve deputados estaduais. Por um bom motivo: estão todos preocupados com suas reeleições. Um deputado petista, todavia, defendeu com veemência, neste domingo, a abertura da CPI para outros dois da base aliada ao governo.

Conforme o MAIS GOIÁS apurou com um ex-deputado ligado ao grupo de Iris Rezende, as chances de Iris voltar a pensar na disputa só ocorreriam se a CPI fosse realmente instalada e surgissem fatos novos e comprometedores.

O grupo irista espera por isso e ainda não se desfez exatamente por acreditar que possam ocorrer novidades nos próximos dias.

Nas últimas horas, Júnior Friboi não teve agenda política. O pré-candidato divulgou apenas informações amenas em suas redes sociais.

No twitter, por exemplo, disse que o Dia das Mães está chegando e que seria a hora de homenagear "a sua rainha".


Fonte: Mais Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário