terça-feira, 13 de março de 2012

NOVO BRASIL - Como foram as eleições de 1996 até 2008.

O Blog Politicar, pesquisou sobre as últimas 4 eleições para prefeito no Município.
De 1996 até 2008, algo curioso é que nesses quase 16 anos, mostram que em política o céu e o inferno estão muito próximos.

Há 16 anos, em 1996, Rubens Sales (PMDB) era eleito prefeito de Novo Brasil com uma votação surpreendente, foram 1935 votos que corresponderam a 66,793% dos votos, algo até hoje nunca mais visto.
O PSD posteriormente vindo a ser o PSDB, na mesma eleição conseguiu somente 962 votos que corresponderam a 33,207%.

Já em 2008 as coisas se inverteram, José Fabiano (PSDB), era eleito com 1873 votos, que corresponderam há 63,45%. Nessa eleição sua adversária Dona Geni (PMDB), teria 1079 votos, 36,55%.


ELEIÇÕES 1996

click na imagem para visualizar
Depois de um desastroso mandato 1992/1996 de Daniel Borges/Adrião, nas eleições de 1996, Rubens Sales volta ao poder com uma votação consagradora, nunca antes no município um candidato era eleito com tamanha diferença para o segundo colocado, 1935 votos, contra 962, foram 66,793% dos votos, marca desde então nunca superada. Outra marca surpreendente foi a eleição de 7 vereadores do PMDB naquele ano.
Seu adversário Eurípedes, conhecido com Oripão, conseguiu pelas circunstâncias grande quantidade de votos, mesmo não tendo feito nenhum comício na eleição inteira


ELEIÇÕES 2000

click na imagem para visualizar

Em 2000, era ano de uma disputa histórica, Rubens Sales (PMDB) X Julio Natalício (PSDB), com uma eleição praticamente garantida, o PMDB jogou fora a vitória tida como certa, brigas internas entre alas do PMDB fizeram com que Rubens Sales não disputasse a eleição, na convenção os membros do diretório resolveram por maioria lançar como candidato Vilmar Batista (Vilmar da Matinha). Isso ocasionou um racha no PMDB, levando a ala que apoiava Rubens Sales a boicotarem a candidatura de Vilmar, e apoiarem a candidatura de Itamar Marcola.
Júlio Natalício, (Julinho), fortalecido pela vitória de Marconi Perillo em 1998, aproveitou e foi eleito prefeito pelo terceiro mandato.


ELEIÇÕES 2004

click na imagem para visualizar
Em 2004, depois de um pleito sem muitos feitos de Júlio Natalício, o candidato natural do PSDB era José Fabiano, beneficiado pela reeleição de Marconi Perillo em 2002, e sendo presidente do PSDB local, José Fabiano comandava todos os programas sociais do Governo Marconi no município, Bolsa Universitária, Renda cidadã, Salário escola e Cheque moradia, o que lhe fez ter ascensão na política.
Seu adversário era novamente Vilmar Batista (Vilmar da Matinha), sem estrutura, e com o PMDB ainda rachado, José Fabiano não teve dificuldade, e venceu com sobras a eleição.


ELEIÇÕES 2008

click na imagem para visualizar
Depois de um primeiro mandato de sucesso e muito trabalho, José Fabiano era tido com imbatível em 2008, e foi o que aconteceu, o PMDB enfraquecido por estar ha 10 anos fora do poder, bancou Dona Gení, pessoa muito bem quista por todos no município e de muitos trabalhos prestados pela sociedade, mas isso não foi suficiente para impedir uma vitória esmagadora de José Fabiano.


ELEIÇÕES 2012?

Com uma administração no geral tida como eficiente, seu primeiro mandato, foi infinitamente mais positivo que o segundo, ainda assim o prefeito conseguiu uma ótima densidade eleitoral no município, ao término do segundo mandato possui avaliação positiva. O prefeito tem grande poder de transferência de votos e se souber trabalhar, e com a base unida, certamente conseguirá fazer seu sucessor.

Tem algumas arestas a serem aparadas, que é conseguir unir a base, se apoiar seu vice que é do PP, terá desgastes com membros antigos e tradicionais do PSDB, e corre o risco do PP se unir ao PMDB e tentar derrotá-lo em uma provável eleição em 2016.

Se apoiar seu secretário Márcio, o que seria uma decisão mais correta, manteria o PSDB unido, e teria com certeza o poder de aconselhar uma futura administração e sua vaga garantida para uma possível candidatura em 2016.

O grande erro é a demora na escolha do pré-candidato, pois a oposição não deve ser menosprezada, se estiver toda unida, promete dar trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário