sábado, 31 de março de 2012

Giro na Região

RAPIDINHAS



Novo Brasil

Comentam na cidade que desentendimentos familiares atrapalham as ações do Deputado Joaquim de Castro em Novo Brasil, não se vê ações do Deputado no município, nas rodas de conversas, falam que o deputado desapareceu, ninguém nunca viu. Estranho são suas frequentes visitas aos municípios circunvizinhos, principalmente em Fazenda Nova, Iporá, Jussara e Goiás Velho. Tem algo errado nisso!

Novo Brasil I

Quem perde com isso é a população de Novo Brasil, que achou que era uma virtude ter um deputado da terra e ainda irmão do prefeito. Na verdade a população esta com saudades do deputado Helder Valim, que estava sempre presente e sempre trazia benefícios.

Novo Brasil II

Muitos dizem que vários peemedebistas estão emprestados ao prefeito Fabiano, mas na primeira oportunidade real de vitória de um candidato do PMDB, todos voltarão às origens. Tá no sangue.

Novo Goiás

Uma surpresa é a liderança de Sebastião Sabino (PMDB) no distrito de Novo Goiás, com cerca de 25%. Já o prefeito Fabiano tem sua administração avaliada como RUIM/PÉSSIMA por cerca de 20% dos moradores do distrito. Ta precisando mostrar serviço!

Novo Brasil III

O PMDB tem uma virtude nessas eleições, ninguém tem nada a falar do seu pré-candidato, Sebastião Sabino é uma pessoa íntegra, séria e honesta, mas precisa melhorar um pouco seu lado político.

O Filho Desnaturado

Deputado Joaquim de Castro que se dizia filho de Novo Brasil, não é visto a quase 1 ano no município, e corre o risco de ser deserdado até 2016, quando tentará a reeleição ou uma vaga na Câmara Federal.

Jussara

Liderança do DEM, ex-aliado do grupo do deputado Joaquim de Castro, reclama que o ex-prefeito não valoriza companheiros e gosta mesmo é de adversários, por canta disso, nas próximas eleições apoiará a candidatura de Tatiana (PSB). “Para Joaquim, companheiro é inimigo, só ajuda adversário”, desabafa a liderança que pede para não se identificada.

Jussara I

Números de pesquisa recente analisada pela assessoria de planejamento de Tatiana, mostram que as coisas estão se encaminhando, seguindo de “vento em popa”, com motivos de sobra para comemorações, mas são utilizados para engrossar mais o ritmo de trabalho.

Jussara II

Os números da pesquisa realizada apenas para estabelecer metas e planejamento estratégico, são satisfatórios, mostram a consolidação da polarização da disputa entre as duas mulheres, já com alguma vantagem em favor da ex-vereadora.

Itapirapuã

A união da oposição, já soma mais de dez partidos, comprometidos com a pré-candidatura de Zélia, isto tem fortalecido bastante o projeto que irá desalojar o éx-peemedebista do paço municipal. É nítida na cidade a vantagem de Zélia na preferência popular.

Britânia

Uma tal certidão do TCU, promete causar um reboliço doido na sucessão municipal. É aguardada a publicação da tal certidão que promete ser “tiro e queda” no projeto político de reeleição local. Mas há no meio político quem ache que a certidão não mostrará muitas novidades, já que seu teor é público na cidade, e o estrago já foi feito.

Aragarças

Fortalecem a cada dia os apoios ao pré-candidato Aurélio Mendes (PSDB), o mesmo tem sido habilidoso na costura de alianças e se mostra mais entusiasmado e preparado para o pleito que está chegando. Tem crescido bastante na simpatia popular. Também pudera, os números de todas as pesquisas realizadas confirmam uma possível vitória sua.

Fazenda Nova

O ex-prefeito João do Craxe, visto no aniversário do governador Marconi, aguarda tranquilo o andar da carruagem e na hora certa deverá anunciar sua decisão em relação a candidatura ou apoio na eleição municipal. Sabe que o PSDB, tem bons quadros na cidade, mas que mesmo assim a disputa será um páreo duro.

Sanclerlândia

O ex-prefeito Itamar Leão, o vereador Cleiton e o prefeito Valcler , vão protagonizar uma briga de foice gigante nas eleições municipais. O prefeito atuará com a força da máquina administrativa. Itamar Leão com a grande folha de serviços prestados, mas Cleiton vem a jato, comendo pelas beiradas, com força da grande votação para vereador, figurando como a verdadeira opção de mudança.

Sanclerlândia I

Os olhos do governador estarão debruçados nesta disputa, ajudando e torcendo como puder para o leal companheiro Itamar Leão. Mas aliados do governador, como o deputado Jovair Arantes e o Secretário de estado da Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes jogarão pesado pela vitória de Cleiton, que é PTB. Vai ser um angú de caroço danado.

Buriti de Goiás

A prefeita Regina foi respirar novos ares na capital goiana, acham que se mudou de mala e cuia. O vice Eliés tenta alavancar candidatura para suceder a prefeita ausente. Mas quem vem para a disputa bem animado é Dalvane, com chapa forte de candidatos a vereador, deve ter como adversário além de Eliés, Sebastião César pelo PSD.

terça-feira, 13 de março de 2012

NOVO BRASIL - Como foram as eleições de 1996 até 2008.

O Blog Politicar, pesquisou sobre as últimas 4 eleições para prefeito no Município.
De 1996 até 2008, algo curioso é que nesses quase 16 anos, mostram que em política o céu e o inferno estão muito próximos.

Há 16 anos, em 1996, Rubens Sales (PMDB) era eleito prefeito de Novo Brasil com uma votação surpreendente, foram 1935 votos que corresponderam a 66,793% dos votos, algo até hoje nunca mais visto.
O PSD posteriormente vindo a ser o PSDB, na mesma eleição conseguiu somente 962 votos que corresponderam a 33,207%.

Já em 2008 as coisas se inverteram, José Fabiano (PSDB), era eleito com 1873 votos, que corresponderam há 63,45%. Nessa eleição sua adversária Dona Geni (PMDB), teria 1079 votos, 36,55%.


ELEIÇÕES 1996

click na imagem para visualizar
Depois de um desastroso mandato 1992/1996 de Daniel Borges/Adrião, nas eleições de 1996, Rubens Sales volta ao poder com uma votação consagradora, nunca antes no município um candidato era eleito com tamanha diferença para o segundo colocado, 1935 votos, contra 962, foram 66,793% dos votos, marca desde então nunca superada. Outra marca surpreendente foi a eleição de 7 vereadores do PMDB naquele ano.
Seu adversário Eurípedes, conhecido com Oripão, conseguiu pelas circunstâncias grande quantidade de votos, mesmo não tendo feito nenhum comício na eleição inteira


ELEIÇÕES 2000

click na imagem para visualizar

Em 2000, era ano de uma disputa histórica, Rubens Sales (PMDB) X Julio Natalício (PSDB), com uma eleição praticamente garantida, o PMDB jogou fora a vitória tida como certa, brigas internas entre alas do PMDB fizeram com que Rubens Sales não disputasse a eleição, na convenção os membros do diretório resolveram por maioria lançar como candidato Vilmar Batista (Vilmar da Matinha). Isso ocasionou um racha no PMDB, levando a ala que apoiava Rubens Sales a boicotarem a candidatura de Vilmar, e apoiarem a candidatura de Itamar Marcola.
Júlio Natalício, (Julinho), fortalecido pela vitória de Marconi Perillo em 1998, aproveitou e foi eleito prefeito pelo terceiro mandato.


ELEIÇÕES 2004

click na imagem para visualizar
Em 2004, depois de um pleito sem muitos feitos de Júlio Natalício, o candidato natural do PSDB era José Fabiano, beneficiado pela reeleição de Marconi Perillo em 2002, e sendo presidente do PSDB local, José Fabiano comandava todos os programas sociais do Governo Marconi no município, Bolsa Universitária, Renda cidadã, Salário escola e Cheque moradia, o que lhe fez ter ascensão na política.
Seu adversário era novamente Vilmar Batista (Vilmar da Matinha), sem estrutura, e com o PMDB ainda rachado, José Fabiano não teve dificuldade, e venceu com sobras a eleição.


ELEIÇÕES 2008

click na imagem para visualizar
Depois de um primeiro mandato de sucesso e muito trabalho, José Fabiano era tido com imbatível em 2008, e foi o que aconteceu, o PMDB enfraquecido por estar ha 10 anos fora do poder, bancou Dona Gení, pessoa muito bem quista por todos no município e de muitos trabalhos prestados pela sociedade, mas isso não foi suficiente para impedir uma vitória esmagadora de José Fabiano.


ELEIÇÕES 2012?

Com uma administração no geral tida como eficiente, seu primeiro mandato, foi infinitamente mais positivo que o segundo, ainda assim o prefeito conseguiu uma ótima densidade eleitoral no município, ao término do segundo mandato possui avaliação positiva. O prefeito tem grande poder de transferência de votos e se souber trabalhar, e com a base unida, certamente conseguirá fazer seu sucessor.

Tem algumas arestas a serem aparadas, que é conseguir unir a base, se apoiar seu vice que é do PP, terá desgastes com membros antigos e tradicionais do PSDB, e corre o risco do PP se unir ao PMDB e tentar derrotá-lo em uma provável eleição em 2016.

Se apoiar seu secretário Márcio, o que seria uma decisão mais correta, manteria o PSDB unido, e teria com certeza o poder de aconselhar uma futura administração e sua vaga garantida para uma possível candidatura em 2016.

O grande erro é a demora na escolha do pré-candidato, pois a oposição não deve ser menosprezada, se estiver toda unida, promete dar trabalho.

sexta-feira, 9 de março de 2012

JUSSARA - Candidata do PSB quer modernizar município de Jussara

Tatiana de Castro: parceria política com Júnior do Friboi
Política determinada, Tatiana Santos de Castro é pré-candidata a prefeita de Jussara pelo PSB. “Trata-se de uma decisão incontornável”, frisa, decidida. A ex-vereadora tem o apoio de pesos-pesados, como Júnior do Friboi (um dos maiores empresários do Brasil, sócio da JBS, uma multinacional) e os deputados Sandro Mabel (federal) e Cláudio Meirelles (estadual).

Vereadora entre 2004 e 2008, a representante comercial Tatiana afirma que tem um objetivo: modernizar a política e a economia de Jussara. “O grande desafio do município é a geração de empregos e a qualificação profissional. Se eleita, vou trabalhar para atrair pequenas indústrias e incentivar a produção local.” A líder do PSB tem experiência na área. Ela teve atuação decisiva na criação da Associação Jussarense de Mo¬das, Acessórios e Arte¬sanatos (Ajuma). “As costureiras do município fazem um belo trabalho para a Hering.” Essa ação resultou em cerca de 220 empregos.

A Igreja Católica cedeu a sede para Ajuma. Na prática, a associação é um centro profissionalizante. As pessoas aprendem costura industrial, artesanato e bordado.

Habilidosa politicamente, Tatiana firmou uma aliança ampla com PTC, PSC, PSL e PRB. “Estamos conversando também com PTN, PT, DEM, PMDB, PPL e PR.” A política, direta e firme, esclarece que vem fazendo um trabalho pela união das oposições há algum tempo. “Meu trabalho é planejado — não se trata de aventura.”

Segunda colocada nas pesquisas, Tatiana está em ascensão, superando políticos tradicionais da cidade. Maria Amélia, mulher do deputado Joaquim de Castro, lidera as pesquisas, mas estagnou. “Vou fazer uma campanha qualitativa, baseada em ideias”, assinala Tatiana.

A líder do PSB surpreende pela articulação e pela capacidade de expor seus projetos. “Plano esperanças, mas com os pés no chão.” Não é à toa que tem o apoio de políticos de proa do Estado.

Fonte: Fernando Leite/Jornal Opção












GIRO PELA REGIÃO

SANTA FÉ DE GOIÁS

O prefeito Gilmar, o ex Francisco Aguiar (Chico) e Waldemar Marques (Demarzinho), são os nomes até agora para corrida sucessória. A oposição pelo que se vê, deverá entrar dividida na disputa contra a máquina administrativa atual.

JUSSARA

Vereadores cobram definição sobre candidatura de Maria Amélia ou Joaquim de Castro, vereadores acham que está passando da hora, pois não se deve menosprezar a força dos adversários.

JUSSARA I

Tatiana (PSD) pré candidata a prefeita, vem se movimentando com cuidado, e já consegue polarizar a disputa com Maria Amélia. Uma união da oposição na cidade pode turbinar sua candidatura e arrochar a disputa. Júnior do Friboi é outro ponto de apoio importante para Tatiana, que vem deixando os adversários preocupados.

BRITÂNIA

Cleuza Assunção (PMDB), deverá ser candidata a reeleição. Já a oposição liderada por Carlos Cunha (PP), vem com tudo, unida e forte, reunindo os partidos, PSDB, PHS, PSD, PTC, PSDC e PR. Números mostram certa vantagem para Carlos Cunha, além de ter maioria de partidos na sua base, tem também maioria na câmara municipal, 5 vereadores já declararam apoio.

NOVO BRASIL

Segue indefinido candidato da base do prefeito José Fabiano (PSDB). O secretário Márcio, ganha força, vários líderes políticos do PSDB, e líderes religiosos da cidade, já declararam apoio a sua pré-candidatura . Aguarda-se para os próximos meses a definição do prefeito.

NOVO BRASIL I

Vereadores tucanos que tinham certa ligação com o vice prefeito Vancélio (PP), já se posicionam por candidatura própria no PSDB, o motivo: Diminuiria o número de vagas do PSDB na câmara municipal, em relação a 2008, quando o partido conseguiu eleger 6 vereadores.

Basta uma conta simples: se o candidato a prefeito for do PP, o mesmo certamente conseguiria 2 vagas para o PP na câmara.

O PMDB historicamente vem conseguindo 3 vagas, não será diferente em 2012.

O prefeito Fabiano certamente terá sua preferência e tudo indica que conseguirá elegê-lo.

Para o PSDB restaria 3 vagas, 1 para Novo Goiás, e 2 vagas para o PSDB em Novo Brasil, disputa pesada, já que o partido tem bons quadros. Vereadores que buscarão a reeleição pelo PSDB: Sininho, Edinho da Celg, Niltinho e Luzimar, outro pré candidato da base (PTB) seria Alan do Capiau, fora pretendentes que ainda não se decidiram.

sábado, 3 de março de 2012

Carlinhos Cachoeira teria ligação com Políticos em Goiás

O inquérito sobre o caso da máfia dos caça-níqueis aponta o envolvimento do suposto líder do esquema, o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com jornalistas e políticos. De acordo com o documento de mais de 900 páginas, a máfia contaria com sofisticada espionagem política e empresarial, mediante supostas interceptações ilegais.Para a Justiça, o suspeito de liderar a quadrilha pode ser considerado o maior corruptor de agentes públicos encarregados da segurança pública de toda a história do estado de Goiás.

Durante a investigação, que durou cerca de 15 meses, foram identificados como integrantes do grupo criminoso infiltrados na área de segurança pública dois delegados de Polícia Federal de Goiânia, seis delegados da Polícia Civil de Goiás, três tenentes-coronéis, um capitão, uma major, dois sargentos, quatro cabos e 18 soldados da Polícia Militar de Goiás, um auxiliar administrativo da Polícia Federal em Brasília, um policial rodoviário federal, um agente da polícia civil de Goiás e um agente da polícia civil de Brasília, um sargento da Polícia Militar de Brasília, um servidor da Polícia Civil de Goiás, um servidor da Justiça Estadual de Valparaíso de Goiás.

Uma reportagem publicada no site da revista Época na sexta-feira (2) afirma que o suspeito de chefiar a máfia dos caça-níqueis conversaria com frequência e intimidade com parlamentares de vários partidos políticos. Inclusive com senadores da república.


saiba mais
De acordo com a revista, em cerca de 200 horas de gravações telefônicas, Cachoeira conversaria com frequência e intimidade com parlamentares de vários partidos. Um deles seria o senador goiano Demóstenes Torres, líder do Democratas no Senado, que teria ganhado de Cachoeira, como presente de casamento no ano passado, uma cozinha completa.

Por telefone, o senador Demóstenes Torres, afirmou para a produção da TV Anhanguera, no sábado (3), que é amigo de Carlinhos Cachoeira, mas que não sabia que o suspeito teria algum envolvimento com jogos de caça-níqueis.

O texto da revista afirma também que Cachoeira teria contato com metade da bancada goiana. Um deles Carlos Alberto Leréia, do PSDB, aparece como contato rotineiro.

A produção da TV Anhanguera falou por telefone com o deputado, no sábado.

O deputado Carlos Alberto Leréia disse ser amigo pessoal de Carlinhos Cachoeira e que nunca escondeu isso, mas que não mantém nenhum contato empresarial envolvendo jogos de azar com Cachoeira.

A reportagem também fala que o ex-vereador Wladimir Garcez, preso na Operação Monte Carlo, trocava torpedos pelo celular com o governador Marconi Perillo e que repassava as informações para Cachoeira.

Por intermédio de sua assessoria, o governador Perillo disse que há anos mantém relações políticas com Garcez, com quem fala com frequência e troca mensagens eletrônicas. "Não me lembro bem sobre o que a gente falava, só que ele me ajudou a vender uma casa", diz Perillo por meio da assessoria.

Carlinhos Cachoeira foi preso em uma casa que ja pertenceu a Marconi Perillo.

Marconi Perillo (PSDB) disse ontem ao POPULAR que vendeu sua casa no Residencial Alphaville Ipês, onde morou por quatro anos – de 2007 a 2010 –, para Walter Paulo Santiago, proprietário da Faculdade Padrão, no início de 2011, em um negócio intermediado pelo ex-vereador Wladmir Garcêz. A casa é a mesma onde o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso quarta-feira pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, na Rua Cedroarana, Quadra G-3, Lote 11.

Marconi disse que não sabia que Cachoeira morava na casa, que foi vendida por R$ 1,4 milhão, dividido em três parcelas, segundo o governador. “Foi um negócio normal, fechado há um ano e já devidamente declarado no Imposto de Renda deste ano. Essa pergunta (sobre o morador) tem de ser feita ao proprietário da casa”, afirmou.

A casa consta na declaração de bens apresentada por Marconi à Justiça Eleitoral na campanha de 2010, ao valor de R$ 417.816,13.

O tucano contou que Wladmir o procurou mostrando-se ele próprio interessado na compra. “Isso a gente espalha para os amigos, pede ajuda. Aí o Wladmir entrou em contato. Quando fui passar a escritura, ele me informou que seria Walter Paulo o comprador. Eu nem falei com ele (Walter). O dono do cartório trouxe os documentos para eu assinar e depois levou ao comprador. Recebi os três cheques e fui fazendo os depósitos como combinado”, disse.

Na decisão, o juiz responsável pela décima-primeira Vara da Justiça Criminal de Goiás, responsável pela prisão de Cachoeira, escreve:

“Ao lado de 38 pessoas não vinculadas diretamente ao poder público, foram identificados 43 agentes públicos, distribuídos entre 06 delegados de polícia civil, 30 policiais militares, 02 delegados de polícia federal, 01 servidor administrativo de polícia federal, 01 policial rodoviário federal ... envolvidos diretamente com a organização criminosa, a maior parte deles na sua ordinária folha de pagamentos”.

Mais adiante, o juiz, que também apontou as relações da quadrilha com jornalistas, foi ainda mais preciso no tocante às relações de Cachoeira com o governo Perillo:

“... a partir do monitoramento do terminal utilizado por Carlos Cachoeira, foram identificados laços estreitos com políticos e empresários. Além disso, descobriu-se a influência de Carlos Cachoeira na nomeação de dezenas de pessoas para ocupar funções públicas no Estado de Goiás”.

No dia seguinte, o jornal Diário da Manhã, um dos principais de Goiás, saiu com uma manchete reveladora – e que já busca um álibi para os políticos locais. “Procurador da República isenta políticos”, diz o jornal.

Fontes:
http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/03/carlinhos-cachoeira-mantinha-contato-com-politicos-diz-inquerito.html

http://revistaepoca.globo.com/Brasil/noticia/2012/03/ligacoes-de-carlinhos-cachoeira-com-politicos.html