O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), realizará um intenso programa de reabilitação de vias urbanas nos municípios do Estado, chamado de Rodovida Urbano. Após finalizar a execução dos projetos, a Agetop realizou no dia 17/10 a licitação de 26 lotes para recuperar, por meio de convênio, as ruas de 133 municípios. Este programa restabelecerá as condições funcionais e estruturais de ruas e avenidas deterioradas nas cidades do interior.
Nos 133 municípios que integram esta primeira etapa, serão pavimentados 13,8 milhões de metros quadrados de vias urbanas, a um custo previsto de R$ 136,8 milhões, recursos provenientes do Tesouro Estadual. Na reabilitação das vias, os projetos do Rodovida Urbano determinam quatro tipos de intervenções básicas de engenharia, em função do estado de deterioração do pavimento asfáltico. São eles, a reconstrução total da via, recapeamento com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), recapeamento com PMF (Pré-Misturado à Frio) e aplicação de lama asfáltica.
O Presidente da Agetop Jaime Rincon, prevê ainda que ate a segunda quinzena de novembro os serviços de reabilitação das vias urbanas comecem a ser executadas. “ O programa trará um impacto muito grande para esses municípios contemplados, pois estas 133 cidades estão com asfalto muito deteriorado e um dos maiores anseios da população recuperá-lo” Afirma.
O presidente acrescenta ainda que a escolha dos municípios obedeceu a uma ordem de prioridade. “ Foi feito um levantamento criterioso de cada cidade e elaborado um projeto de cada licitação. Aquelas que tinham piores condições foram contemplada”, justifica. Segundo Rincon, esses municípios fazem parte da primeira etapa do programa.
Os municípios contemplado pelo programa são:
Abadiânia, Adelândia, Água Limpa, Águas Lindas de Goias, Alexânia, Aloândia,
Alto Paraiso de Goiás, Alvorada do Norte, Amaralina, Americano do Brasil,
Anhanguera, Aparecida do Rio Doce, Aporé,Aragoiânia, Araquapaz, Arenópolis,
Barro Alto, Bom Jardim de Goias, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes,
Buriti Alegre, Buritinópolis, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goias, Cachoeira Dourada,Caldas Novas, Caldazinho, Campestre, Campinaçu, Campinorte, Campo Alegre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Campos Belos, Campos Verdes, Campo do Rio Verde, Castelândia, Caturaí, Cavalcante, Cezarina, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul,
Córrego do Ouro, Corumbaba, Cristianópolis, Crixás, Daminólis, Doverlândia, Edeía,Estrela do Norte, Firminópolis, Formosa, Formoso, Gameleira de Goiás, Goianapolis,Goiandira, Goianira, Guapó, Guarinos, Hidrolândia, Inhumas, IpirangadeGoiás,Israelândia, Itaberaí, Itaguarí, Itaguaru, Itajá, Itapaci, Itapuranga, Itumbiara, Jaupaci, Jovânia, Jussara, Lagoa Santa, Leopoldo de Brulhões, Luziânia, Mairipotaba,Mambai, Mara Rosa, Marzapão, Maurilândia, Minaçu, Mineiros, Montes Claros de Goiás, Montividiu do Norte, Morrinhos, Nerópolis, Niquelandia, Nova America, Nova Gloria, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Veneza, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto,Ouvidor,Palmeiras de Goiás, Palminopolis, Pilar de Goiás, Piracanjuba, Pontalina,Porangatu, Porteirão, Posse, Rialma, Rianapolis, Rio Verde, Rubiataba, Santa Barbara de Goias,S anta Fé de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santa Rosa de Goiás, Santa Tereza de Goiás, Santo Antonio de Goiás, Santo Antonio do Descoberto, São Francisco de Goiás, São João da Aliança, São Miguel do Passo Quatro, SãoSimão, Silvania,Terezinha de Goiás, Teresópolis de Goiás, Três Ranchos, Turvânia, Aruanã, Urutaí,Valparaiso de Goiás, Vianopolis, Vicentinopolis.
O deputado Doutor Joaquim é o mais novo parlamentar a integrar o Partido Social Democrático (PSD). Ele se desligou do seu antigo partido, o PPS, em Jussara, na última sexta-feira e, no mesmo dia, assinou a ficha de filiação ao novo partido, na sede da Comissão Provisória do PSD instalada no município. A filiação foi ratificada em Goiânia nesta quinta-feira pela Comissão Estadual.
Doutor Joaquim disse que não estava tendo uma boa convivência com a direção estadual do PPS, mas ressalta que deixa a sigla amistosamente. “Tenho de agradecer ao partido, pois viabilizou minha candidatura. Fiz muitos amigos lá”, diz.
No PSD, Doutor Joaquim pretende defender o muncipalismo e apoiar a luta por um novo pacto federativo. “O PSD é um partido novo, que se posiciona de Centro e comunga com o que eu penso. Vamos defender um municipalismo forte, melhor distribuição das receitas públicas e o voto distrital”, assinala.
Ele destaca ainda a afinidade que mantém com os integrantes da nova sigla em Goiás, onde é presidida pelo secretário da Casa Civil, Vilmar Rocha.
Idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD teve seu registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 27 de setembro. O partido nasce com cerca de 50 deputados federais, dois senadores e pode ser a quarta maior bancada no Congresso Nacional, atrás apenas do PT, PMDB e PSDB.
Em Goiás, a legenda é a segunda maior na Assembleia Legislativa. Já estão no partido os deputados Frederico Nascimento, Lincoln Tejota, Francisco Junior, Cristóvão Tormin, Itamar Barreto e Ademir Menezes. A bancada Federal é composta pelos deputados Vilmar Rocha, Armando Vergílio, Thiago Peixoto e Heuler Cruvinel.
Jornais da capital, diferentemente do que tinham noticiado na semana passada, afirmaram nesta semana que o deputado Joaquim de Castro desistiu de brigar com o presidente da Agepel, Gilvane Felipe, pelo controle do PPS e iria se filiar ao PSD. O Deputado deve assumir uma secretaria do governo Marconi Perillo.
Outra importante notícia é uma possível candidatuda de Maria Amélia, mulher de de Joaquim de Castro, a prefeita de Jussara.
Fonte: http://www.assembleia.go.gov.br/noticias/ver/id/104302/doutor+joaquim+assina+ficha+de+filiacao+ao+psd